O mercado de marketing é responsável por uma maior popularização de um novo gênero surgido nos últimos anos: o Alternative Reality Game (ARG), ou, em português, jogos de realidade alternativa.
Ele tem como principal característica utilizar ferramentas do cotidiano para desenvolver a narrativa e o jogo. Jornais, sites, anúncios televisivos, e-mails e atores de rua podem ser peças e obstáculos a serem ultrapassados por seus jogadores.
Resumidamente, podemos dizer que o marketing viral é uma espécie de versão eletrônica da fofoca.
Um exemplo de ARG ou Marketing viral foi usado para promover o Guaraná Antártica, quem não ouviu falar dessa campanha que até envolveu um Senador que é contra a privatização.
Acho muito interessante esse tipo de marketing, pois divulga uma marca de maneira diferente e ousada.
Mas será que é ético esse tipo de marketing, já que envolve a realidade? Existe limite para o marketing viral?
Laila Lopes
domingo, 15 de junho de 2008
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5 comentários:
É bem interessante mesmo Laila, a cada dia inovações estão surgindo em nossas vidas. E o ARG é bem ousado mesmo e chamativo.
Não acho que o ARG seje algo que não seje etico,as pessoas que tem que saber separar a realidade de um jogo,mesmo que esse jogo seje uma realidade.
Izabela Oliveira
A resposta para esta pergunta é: NÃO!
No meu ponto de vista, não há limites no mkt viral/arg.
Roddes Passos Valadão
16/06/2008
Limites... são feitos para ultrapassarmos!!
Concordo com Roddes!
Bárbara Teixeira
Também acho que não, por que é maneira mais rápido do resultado de uma marca então não pode ter limites...
Ariane Guarani
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