LCD
Vantagens:
- Os monitores do tipo LCD possuem uma tela que é realmente plana, eliminando as distorções de imagem dos monitores do tipo tubo de raios catódicos, ou CRT (que têm suas telas curvas);
- Cansam menos a vista;
- Consomem menos energia;
- Emitem pouquíssima radiação nociva (alguns modelos já não emitem radiação nociva alguma);
- Contraste muito superior aos do tipo CRT;
- Modelos recentes têm correções de distorções, deixando as imagens em estado harmônico e mais real, mesmo em movimento;
Desvantagens:
- Têm o ângulo limitado a uma visão perpendicular (90º), sofrendo com o problema do black light e white light, embora isso aconteça apenas em modelos mais antigos. Atualmente, a maioria dos monitores de LCD chegam a 178º de visão.
- A persistência do estado lógico dos pixels LCD pode levar a efeitos de "arrasto" na exibição de imagens com movimento.
PLASMA
Vantagens:
- A escolha dos cintiladores para os painéis de plasma lhes permite ter a melhor e mais ampla gama de cores;
- O ângulo de visão é muito mais amplo, justamente porque a luz é gerada nos próprios sub-pixels do painel;
- O contraste é excelente porque o sub-pixel é totalmente escuro quando não emite luz - no LCD o pixel, para ser escuro, tem que "bloquear" a luz vinda de trás, o que não é a mesma coisa, é claro;
Desvantagens:
- O tamanho do pixel completo não pode ser inferior a cerca de 0,5 mm, logo só se consegue fazer plasmas "grandes" para conter determinada resolução.
- Para se obter brilhos intermediários, cada sub-pixel, que só pode estar ligado ou desligado, é ligado a intervalos pré-determinados, de modo que na média ele esteja num estado "ligado" equivalente a alguma coisa no meio. Isso funciona bem para tons mais claros, mas para os escuros é mais difícil conseguir distinguir tons próximos.
- Se o observador estiver muito próximo, além da grade dos pixels (é claro, devido aos limites de tamanho deles), perceberá um "flicker", devido ao processo descrito no item anterior. Embora o cérebro não o perceba diretamente, o olho o sente e se cansa mais rápido.
- Burn-in, é claro, pela mesma razão que as CRTs, ou seja, por usar cintiladores. Embora a burn-in ainda exista e possa acontecer, esse problema já está fortemente controlado, especialmente nas novas gerações. A vida útil da plasma é basicamente determinada pelo envelhecimento dos cintiladores, que vão perdendo sua capacidade de emitir luz depois de "N" mil horas.
- A interpolação de imagens de resolução mais alta (tipicamente HDTV) para a resolução nativa das plasma 42" ainda deixa muito a desejar. Para as plasma de 50" e acima não há problema.
Se fosse pra mim comprar uma TV hoje em dia, eu compraria uma LCD, por ter uma durabilidade maior e pelo fato de não prejudicar a visão e por consumir menos energia a LCD é a mais indicada.
E você, qual compraria?
Laila Lopes
domingo, 8 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
É.... que dúvida....
Em relação às diferenças citadas entre elas, grande parte já não existe mais (graças a Deus)
Levando tudo em conta, acho que acabaria levando uma lcd mesmo, pois costuma ter mais recursos legais!
Roddes Passos Valadão
12/06/2008
Eu também compraria a LCD,pois ela não apresenta tantos problemas como a TV de PLASMA,além de possuir um desing maravilhoso que agrada qualquer pessoa,procurei me aprofundar nesse assunto e muitas pessoas que compraram a Tv de PLASMA disseram que se arrependeram e que esperavam coisa melhor!
Tracy Guedes,15 de junho de 2008
Pessoal,
que tal falarmos mais sobre estratégias de comunicação, marketing e propaganda? O blog está muito voltado para novas tecnologias!!!
Estou sentindo falta de atualização, discussões mais enriquecedoras, o que acham?
Estamos na reta final, vamos nos dedicar!
Att,
Profª Flávia Pellegrini
Eu optaria pela LCD...
Por ser a que gasta menos energia.
No mundo e hoje,é o que precisamos E também, é mais bonita!
Bárbara Teixeira
Compraria a LCD, o fato ser mais econômica, ter uma boa resolução e o melhor não vai me dar dor de cabeça.
Ariane Guarani
Postar um comentário