O Endomarketing é um conjunto das atividades de marketing institucional, dirigidas para o público interno da empresa.
Empresas como Google, Microsoft, Apple e Toyota, são conhecidas por possuir o Endomarketing em seu DNA. Estas companhias estimulam seus funcionários através de ações focadas no bem-estar deles o que, conseqüentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes. Para as empresas, o perigo das ações motivacionais é a autonomia dada a um funcionário incompetente. Quanto mais motivado ele estiver, mas besteiras ele será capaz de fazer, aponta Cláudio Tomanini, da FGV.
Na Fiat, o Endomarketing faz parte da vida não só do funcionário, como de sua família também. A montadora oferece festas de debutantes para as filhas de seus colaboradores e festas de bodas para aniversários de casamento. Além disso, a empresa oferece test-drive aos funcionários. Afinal, o colaborador é o primeiro cliente da montadora. “É responsabilidade das empresas responder às necessidades e estar preocupada com qualidade de vida dos seus colaboradores”, conta Tomanini.
Projetos como o da Fiat e da Golden Cross mostram que a motivação depende das características dos funcionários e não do Endomarketing. “Tem empresas que acham que uma estratégia de motivação é Endomarketing, mas não é. O Endomarketing é uma ferramenta que precisa de estudo antes de ser aplicada e de tempo para ser assimilada pelos funcionários”, aponta.
Segundo Tomanini, na Disney os funcionários assinam contrato que atesta que o sorriso deles é natural. “A motivação depende se o DNA do funcionário está compatível com o da empresa. Os valores e princípios devem ser parecidos”, diz.
Adepto a analogias, Tomanini compara um projeto de Endomarketing com filhos. Segundo ele, ser totalmente flexível transmite uma falsa liberdade que pode ser perigosa. É preciso impor regras e atribuir valores para os filhos assim como para os funcionários. “Tirar dez na escola é obrigação, por isso não se pode presentear. A mesma coisa vale também para os colaboradores”, completa.
"mais detalhes no site www.mundodomarketing.com.br
Como se diz cada regra há exceção, mas muitas empresas menores, não preocupam com os funcionários.
Parece mal empregado dar treinamento, fazer um plano de saúde, cursos de capacitação profissional. Faz uma economia que no final, as vezes pode gerar prejuízo, para a empresa. Por que o funcionário como ele pode levantar à empresa, quanto pode levar a falência. O consumidor está cada vez mais exigente, se ele não está satisfeito com atendimento " por exemplo" ele conta para 17 pessoas e quando sai satisfeito comenta com 6 pessoas, além de ir para a concorrente. Olha só a diferença!!! Acho que vale a pena investir no funcionário, dar valor e sempre mante-lôs motivados...
Ariane Guarani
domingo, 29 de junho de 2008
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2 comentários:
É verdade!
Na maioria das empresas, não há nem uma sala de relaxamento para os colaboradores, quanto mais um endomarketing!
Eu sou a favor de valorizar o colaborador, já vivi as duas faces desse assunto. Existem empresas que tratam os funcionários como se fossem clientes dos mais caros, e outras que os tratam como pedintes.
Roddes Passos Valadão
30/06/2008
Concordo com o Roddes, quanto a valorizar os colaboradores!!
E acho super importante valorizar também os funcionários.
Bárbara Teixeira
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